Mindfulness: Como aumentar a sua capacidade mental!

Mindfulness

A prática do mindfulness (atenção plena), proporciona melhoria considerável na sua performance mental, aumentando a sua atenção, concentração, raciocínio e capacidade de controlar impulsos nervosos.

Nesse sentido, estudos experimentais têm comprovado cientificamente os benefícios da técnica também na redução dos níveis de stress, ansiedade e depressão.

As 11 Leis Para Conquistar uma Mulher ..... DOWNLOAD GRÁTIS!

Eu sou Adriano Moura, formado em psicologia e especialista em desenvolvimento pessoal, e nesse artigo ensinarei como usar a técnica da atenção plena (mindfulness) para melhorar os seus resultados profissionais, acadêmicos e nos relacionamentos.

Benefícios da prática de mindfulness

  • Aumento da concentração;
  • Redução do stress;
  • Controle da ansiedade;
  • Melhoria da autoestima;
  • Aumento da autoconfiança;
  • Maior percepção de sensações (temperatura, sabor, cheiro);
  • Relaxamento físico e mental;
  • Aumento da motivação;
  • Melhoria na comunicação;
  • Maior capacidade de autocontrole.

Assim sendo, através das técnicas da atenção plena, inegavelmente os resultados em todas as esferas da sua vida serão consideravelmente melhores.

Leia também: Os 5 pilares psicológicos para aumentar a sua autoconfiança!

O que é mindfulness (atenção plena)

O que é atenção plena

Mindfulness é uma técnica de meditação milenar que vem sendo usada por anos em diversas culturas, sendo o budismo a mais popular delas. Nas últimas décadas, os seus efeitos na mente humana ganhou atenção da comunidade científica.

A técnica pode ser caracterizada como um estado psicológico de alta concentração e relaxamento, atingindo ao máximo o awareness (consciência de si mesmo e da realidade presente).

Nesse sentido, o indivíduo é levado a conscientizar-se dos seus pensamentos e entrar em um contato direto com as suas emoções.

Leia também: Depressão masculina – Sintomas, causas e tratamentos

Autoregulação – Como ter atenção total

Na verdade, passamos pela vida distraídos, ou seja, perdidos em devaneios de pensamentos sem qualquer tipo de controle. Em outras palavras, estamos pensando o tempo todo em coisas sem sentido, de forma automática e sem qualquer controle consciente.

Você passa a vida pensando nas atitudes da sua namorada, nas prestações do carro que ainda faltam para serem pagas, nos problemas da empresa ou no que deveria ter dito na última discussão.

Não que seja errado pensar sobre as situações, mas o problema é que fazemos isso de uma forma descontrolada, você fica tão perdido nesses pensamentos que não consegue ter foco na realidade presente.

Exemplos:

» Não focar 100% no trabalho por pensar na briga com a namorada.

» Falta de assunto na hora da conversa, pois está perdido em pensamentos sobre o que falar com ela, ou no medo de ser desaprovado.

» Perder a concentração durante a explicação na faculdade, pois se lembrou da discussão que teve no trânsito durante o trajeto.

» Não aproveitar o máximo de um encontro amoroso, pois a sua cabeça está viajando no que deverá fazer para impressionar aquela mulher.

» Disfunção erétil de causa psicológica por estar tão preocupado se conseguirá ter uma ereção, ou em dar a mulher o melhor sexo possível, que não consegue ter foco nas sensações do toque, cheiro da mulher ou em visualizar a lingerie que ela está usando.

Pensamentos descontrolados afetam profundamente o seu modo de raciocinar e agir, diminuem a sua capacidade em qualquer tarefa…. Por isso, você precisa através da técnica de mindfulness, desenvolver a habilidade de levar a sua mente a um alto estado de concentração naquilo que está fazendo.

Leia também: Programa de Coaching, mentoria ou psicólogo? Descubra qual deles você precisa!

Para quer serve e qual a importância do mindfulness na vida cotidiana

Para que serve Mindfulness

Além dos diversos benefícios já descritos anteriormente nesse artigo … A prática de mindfulness é importante para aumentar a sua capacidade em controlar pensamentos que desvia o seu foco do que está fazendo no momento.

Uma vez que você aprende a regular pensamentos desnecessários naquele momento, passa a utilizar toda a sua capacidade mental para uma única tarefa… Então, você estará melhorando o seu raciocínio, concentração e otimizando ao máximo a sua capacidade mental.

Portanto, trata-se de pensar somente no que é necessário, usando ao máximo a sua energia mental…

Por outro lado, quem não pratica mindfulness, tem os recursos mentais divididos entre o que está fazendo e os diversos pensamentos desviantes.

Como praticar mindfulness no cotidiano

A qualquer momento você pode praticar a técnica da atenção plena, na verdade procure estar sempre direcionando os seus pensamentos em 100% naquilo que esteja fazendo …

No início será um pouco mais difícil, e pensamentos invadirão o tempo todo a sua realidade presente.

No entanto, através de uma atitude de auto vigília, você conseguirá domar esses pensamentos automáticos e decidir no que quer pensar e se concentrar em cada momento.

Fonte: Efeito da Meditação Focada no Estresse e Mindfulness Disposicional em Universitários

E para começar a ter consciência plena, faça o seguinte:

Quando pensamentos desviantes vier a sua mente, desvie logo no início e passe a voltar a pensar no que estava fazendo anteriormente…

Assim, se deixar que o primeiro pensamento ganhe força, ele começará uma série de outros questionamentos e em segundos você já estará pensando na situação, desviando o seu foco.

Esses pensamentos são insistentes, por isso você precisa ter força de vontade e disciplina para aplicar o mindfulness a todo momento na sua vida…

Sempre é tentador pensar naquela situação inacabada, pois são questões muitas vezes que estão latentes na sua vida, seja a briga com a sua namorada ou os problemas da sua empresa.

É verdade que deverá pensar nessas situações, mas escolha um momento para parar e pensar de forma racional a respeito…

Resolva a questão e decida que não pensará mais nela, pois enquanto não resolver será ainda mais difícil desviar os pensamentos.

Por exemplo

» Se brigou com a sua namorada, resolva a briga ao invés de ficar remoendo isso o tempo todo…. Se não for possível resolver, que pelo menos decida o que vai fazer a respeito, e não pense mais no assunto.

» Se a sua empresa estiver passando por problemas, pare e analise tudo o que pode fazer para resolver, anote se for preciso… Depois disso, já está decidido todos os passos a serem seguidos para a solução do problema… Então não é necessário pensar mais a respeito, pelo menos enquanto precisar focar em algo importante.

Leia também: Técnica de auto-hipnose para destruir a timidez

Mindfulness para controlar a ansiedade

Mindfulness e ansiedade

Uma pessoa ansiosa normalmente pensa demais, sobretudo no futuro … Nesse sentido, a prática de mindfulness serve para controlar esses pensamentos antecipatórios e impedir que eles atrapalhem a concentração.

Por exemplo:

Um homem trava na hora de conversar com uma mulher, não lembra o que falar para ela, pois um alto fluxo de pensamentos (o que vou dizer para ela, será que essa mulher vai me rejeitar?) está bloqueando a parte comunicativa do seu cérebro.

Esse mesmo homem pode ficar tão ansioso durante o sexo, que acaba broxando… na verdade ele está tão focado em não falhar, com medo de passar vergonha, afogado em pensamentos catastróficos, que não foca na realidade presente, como:

Olhar para a lingerie sexy da mulher, sentir o seu toque, ouvir a sua respiração ofegante, entre outras coisas. Na verdade, esses são estímulos poderosos que levam a ereção.

Saiba que, se você estiver perdido em pensamentos catastróficos, não conseguirá perceber nenhuma sensação e por isso não ocorrerá à ereção.

O mindfulness pode te ajudar a relaxar nas seguintes situações:

  • Medo de abordar uma mulher;
  • Disfunção erétil;
  • Ejaculação precoce;
  • Falta de libido (no homem ou na mulher);
  • Dificuldade de falar em público;
  • Entrevista de emprego;
  • Testes acadêmicos;
  • Qualquer situação de tensão.

Devido a ansiedade gerada em qualquer um dos eventos acima, é possível controlar o fluxo de pensamentos e consequentemente se sentir mais relaxado.

Leia também: Como se acalmar e sempre agir como um Homem Alpha!

Como se concentrar

» Sempre que estiver ansioso, pare imediatamente de ficar pensando e comece a se concentrar em tudo que precisa fazer e nos estímulos sensoriais.

Foque no quanto o cabelo daquela mulher é bonito e que certamente ela parece ser uma pessoa interessante… Que simplesmente precisa chegar lá, dizer um “Oi” e deixar que a conversa flua naturalmente…

Em hipótese alguma pense no que acontecerá se ela não gostar da sua abordagem, ou o quanto será constrangedor ser rejeitado.

Use o mesmo princípio antes e durante o sexo, não fique pensando no que a mulher pensará sobre o seu desempenho sexual ou no quanto será desastroso se não tiver uma ereção.

Portanto, direcione a sua mente no quanto ela está sexy naquela lingerie, nos toques dela e na sua pele macia … Além disso, direcione os seus pensamentos no que está prestes a fazer de muito gostoso como chupá-la e sentir a boca dela percorrer todo o seu corpo.

Os benefícios da meditação mindfulness

Benefícios da Meditação

Através da meditação de consciência plena, você dá um reset na sua mente, que provavelmente está sem descansar por um longo período. Uma vez que estamos o tempo todo pensando, nosso cérebro está em constante carga de trabalho, até mesmo quando dormimos.

Só para ilustrar, imagine um computador funcionando 24 horas por dia 7 dias na semana, o seu processador com o tempo fica superaquecido e começa a ter perda de desempenho.

Nosso cérebro é como um processador, e a técnica da meditação seria o botão desliga…

É claro que a nossa mente nunca desliga como o computador. No entanto, meditando conseguimos diminuir o fluxo de trabalho cerebral, o que já é suficiente para renovar as nossas energias mentais.

Leia também: As 3 principais causas da desmotivação!

Como meditar

» Pare em um lugar bem calmo, com o mínimo de barulho e interrupções possíveis … Pode ser no seu quarto ou escritório.

» Sente-se ou deite confortavelmente, evitando ao máximo que ocorra alguma dor muscular durante o processo.

» Coloque uma musica com batidas bem lentas, sons da natureza ou flautas tibetanas são bem indicadas.

» Se tiver alguma vídeo de um lugar que se sentiria em paz ou muito relaxado, o resultado é ainda melhor… Olhe para a imagem do vídeo por alguns segundos (pode ser um lago, árvores, montanha)…

» Respire lentamente e de forma contínua, enchendo os seus pulmões de ar e soltando bem devagar.

» Comece a focar nos seus batimentos cardíacos, na sua respiração, no ar enchendo os seus pulmões.

» Agora, comece a se lembrar da imagem relaxante, como se você fosse transportado para aquele lugar… Mentalize o quanto está se sentindo relaxado, distante de tudo, sobretudo dos problemas.

» Sinta as sensações do lugar como a água do riacho refrescando os seus pés, o barulho da cachoeira ou dos pássaros… Concentre-se para que pareça real, como se realmente você estivesse ali.

» Fique assim por pelo menos 15 minutos, e na medida que for aprendendo a se concentrar, aumente este tempo até aproximadamente 45 minutos.

O ideal é que medite todos os dias, ou no mínimo duas vezes por semana….

Conclusão

Os benefícios da prática de mindfulness são inegáveis, por isso é imprescindível que você acrescente essa técnica no seu dia a dia.

Com o tempo sentirá os efeitos positivos, no início pode até parecer um pouco trabalhoso, mas acredite, com um pouco de prática não ficará mais sem meditar.

E além disso, aprenderá a controlar os seus pensamentos para focar apenas naquilo que é importante no momento.

Fonte: Mindfulness for Health

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Teleki JW. Mindfulness-based stress reduction: A meta-analysis of psychological outcomes [THES]. [US]: ProQuest Information & Learning; 2010.

Galante J, Iribarren SJ, Pearce PF. Effects of mindfulness-based cognitive therapy on mental disorders:  A systematic review and meta-analysis of randomised controlled trials. Journal of Research in Nursing.  Galante, Julieta: Institute of Primary Care and Public Health, Cardiff University, 5th Floor, Neuadd Meiri- onnydd, Heath Park, Cardiff, United Kingdom, CF14 4XN, [email protected]: Sage Publica- tions; 2013. p. 133–55.

Khoury B, Sharma M, Rush SE, Fournier C. Mindfulness-Based Stress Reduction for Healthy Individuals:  A Meta-Analysis. J Psychosom Res. Elsevier; 2015.

Demarzo MM, Cebolla A, Garcia-Campayo J. The implementation of mindfulness in healthcare systems:  a theoretical analysis. GenHosp Psychiatry. 2015;37(2):166–71.

Leave a Reply

» EBOOK: As 11 Leis Para Conquistar Mulheres

x