Homem de sucesso: 3 verdades científicas sobre vencer na vida

Descubra os segredos que diferenciam o homem de sucesso dos caras que ainda não alcançaram o que buscam

Tornar-se um homem de sucesso é o objeto desejo de muitos, e a realidade de poucos. Nesse sentido, muitos traçam metas realmente ousadas, mas os hábitos limitantes os impedem de chegar aonde pretendem.

Porém, todos querem vencer na vida.

De fato, somos educados ao longo da vida para fracassar, ou, no máximo, para alcançarmos algumas metas e nos conformarmos com frases do tipo:

“já tenho o que preciso para ser feliz”.

Porém, do mesmo modo, se você sonha com coisas mais grandiosas, e sente-se frustrado com isso, de fato ainda busca alcançar a felicidade que tanto deseja.

O que é sucesso?

Em primeiro lugar, muitos consideram que ser um homem de sucesso é alcançar o cargo mais alto na empresa em que trabalha, já outros pensam que sucesso consiste em tornar-se rico e ainda há os que se sentem realizados com uma bela mulher ao seu lado.

Porém, se você segue apenas os objetivos da maioria, as realizações externas não terão valor algum, pois não trarão sentido algum para sua vida. Logo, na verdade, o sucesso parte de se descobrir e vivenciar um propósito de vida.

A vivência do propósito pode ocorrer de várias formas, sendo algumas delas:

    • Comprar um sítio para passar o final de semana com a família.
    • Montar o seu próprio negócio e viver dele;
    • Encontrar a mulher de sua vida;
    • Ser pai e construir uma família;
    • Dirigir uma grande organização.

Dessa maneira, alcançar o sucesso é algo muito particular e tem a ver com realização pessoal e não apenas com o valor da conquista material, socialmente falando.

De outro modo, nossa sociedade, educada pelo capitalismo, faz com que você acredite que precisa VENCER. Logo, precisa ser o mais competente, o melhor na sua profissão, possuir um belo carro e ter uma linda mulher.

A propósito, considero muito válida a busca para se chegar a este ponto. O problema, porém, é que o preço a se pagar é alto demais.

E digo isso com total tranquilidade. Porque, se há muitíssimos empresários e famosos milionários em depressão, também não faltam pessoas que varrem rua vendendo felicidade. Prova de que sucesso e realização pessoal não estão relacionados.

Por conta disso, não adianta ter uma linda mulher que não te respeita e está com você apenas por dinheiro, ou ainda se alimentar mal e até colocar em risco a própria saúde para alcançar sucesso profissional.

LEIA TAMBÉM OUTROS ARTIGOS SOBRE SUCESSO

Habilidades Sociais: Como fazer amigos e aumentar a sua sociabilidade

Como se destacar com um estilo mais atraente

Inteligência emocional: 4 Pilares para ser um vencedor

Portanto, a situação da sociedade é tão grave que algumas pessoas adoecem mentalmente devido ao stress a que são submetidas diariamente, o que, hoje, é muito comum.

Então, pense naquilo que é realmente fundamental para você: encontre o seu propósito de vida e corra atrás de sua realização. Todos os dias.

Porque, aí sim, valerá a pena gastar sua energia buscando aquilo que é melhor para você, e não simplesmente para satisfazer um modelo de sucesso cunhado por uma sociedade altamente consumista e competitiva.

Principais características de um homem de sucesso

É óbvio que cada pessoa tem suas características, que apresentam pontos favoráveis e desfavoráveis para encontrar o sucesso.

Mas há algumas características que fazem toda a diferença para que você se torne um homem de sucesso, sendo elas:

    • Habilidades para se relacionar;
    • Positividade e motivação;
    • Resiliência diante de desafios;
    • Sistema de crenças funcional;
    • Habilidades de comunicação;
    • Inteligência emocional;
    • Simpatia e cordialidade;
    • Bom humor;
    • Autoestima;
    • Autoconfiança;
    • Ousadia.

Principais bloqueadores do sucesso

Da mesma forma que há habilidades que te conduzem ao sucesso, por outro lado, defeitos comportamentais reduzem drasticamente o seu desempenho em quase todas as áreas da sua vida.

    • Sistema de crenças disfuncional (cultivo muitas crenças limitantes).
    • Insegurança;
    • Medo de arriscar;
    • Descontrole emocional;
    • Dificuldade com relacionamento interpessoal;
    • Dificuldade em manter o foco;
    • Ser rude com as pessoas;
    • Negatividade;
    • Desesperar-se ao lidar com problemas;
    • Timidez.

Verdades científicas para ser um homem bem sucedido

Em suma, existem 3 verdades científicas que explicam por que algumas pessoas vencem na vida com certa facilidade, enquanto outras encontram sérias dificuldades de encontrar a satisfação pessoal.

E na Psicologia há fonte de conhecimento de sobra para analisar de maneira científica os porquês do sucesso ou do fracasso. Confira:

Verdade 1 – As crenças impactam diretamente no seu sucesso

De acordo com a Psicologia Cognitivo-comportamental, de Aaron Beck, agimos de acordo com nossa visão de mundo. Logo, as suas crenças influenciam diretamente o seu comportamento.

Existem 3 tipos de crenças:

1. Crença sobre si mesmo – o que você pensa a seu respeito

Algumas crenças muito comuns são:

Eu sou desajeitado;
Eu sou feio;
Não faço nada direito.

2. Crenças sobre os outros – a sua visão sobre as pessoas

Algumas dessas crenças se concretizam da seguinte forma:

As mulheres são interesseiras;
Ninguém é confiável;
Mulheres bonitas não são educadas.

3. Crença sobre o futuro – uma perspectiva negativa sobre o que vai acontecer

As crenças sobre o futuro normalmente são detectadas da seguinte forma:

Não conseguirei falar na reunião porque fico nervoso;
Ela não vai gostar de mim quando me conhecer pessoalmente;
Não saberei o que dizer a ela.

Então, o primeiro passo para tornar-se um homem de sucesso é modificar o seu sistema de crenças. Assim, é importante adotar uma postura de autovigília em relação a própria visão de mundo.

Verdade científica 2 – O ambiente influencia os seus resultados

Personalidade de sucesso

Essa é uma verdade científica baseada na Psicologia Comportamental de B. F. Skinner. Segundo a teoria, o ambiente influencia o nosso comportamento, mas, da mesma forma, nosso comportamento influencia o ambiente.

Nesse sentido, mesmo que você já tenha uma personalidade formada e seja muito motivado, dificilmente conseguirá manter a mente blindada para a negatividade se frequenta ambientes com pessoas desmotivadas.

Passar pouco tempo com essas pessoas pode até não te contagiar, mas se a postura negativa passa a fazer parte de sua vida, sua forma de agir mudará para pior sem que você perceba.

Eu sei que, às vezes, é inevitável que se interaja com pessoas negativas, mas, mesmo assim, faça o máximo para estar na companhia de gente motivada e com boas energias.

Com as pessoas positivas você tem muito a ganhar

Enquanto um bom amigo pode te dar uma grande ideia para melhorar o seu negócio, um amigo ruim pode fazer uma crítica com o único objetivo de te colocar para baixo.

E o pior é que pessoas negativas não sabem que são assim, isso simplesmente faz parte delas.

Ao mesmo tempo, saiba que, se você é esta pessoa negativa, é totalmente possível a mudança de comportamentos. Uma vez que está agindo assim, inegavelmente afasta todos os dias pessoas positivas e atrai as negativas, afinal atraímos aquilo que somos.

Logo, para conseguir permanecer mentalmente bem, em relação aos ambientes que você frequenta, é necessário saber que há pessoas que devemos evitar. Sendo elas:

  • Aquelas que fazem críticas ou brincadeiras que te colocam para baixo;
  • Colocam a culpa dos problemas delas no mundo ou nas pessoas;
  • Não demonstram entusiasmo quando você conta uma vitória;
  • Sempre dizem que seus projetos não vão dar certo;
  • Você sempre tem muitos defeitos para elas;
  • Estão constantemente mau humoradas;
  • Estão sempre reclamando da vida;
  • Gostam de contar vantagens;
  • Dificilmente pedem desculpas;
  • Irritam-se com qualquer coisa.

Verdade 3 – Consciência de si mesmo acelera o desenvolvimento pessoal

Autoconhecimento

De acordo com Fritz Perls, da Psicologia da Gestalt, somos responsáveis por nós mesmos, ou seja, os resultados da sua vida são de exclusiva responsabilidade sua.

Portanto, se uma mulher te magoa, isso ocorreu porque você permitiu-se ser magoado. Da mesma forma, se está passando por maus bocados no trabalho, até que ponto você se sente responsável por isso?

Com toda certeza, fatores externos têm sua parcela, mas a maioria das pessoas usam isso como bengala para não tomar o controle da situação e buscar uma saída. Normalmente, colocam o foco demasiadamente no problema, esquecendo-se de buscar a solução.

Então, se pretende evoluir, precisa adquirir a consciência sobre quem você é.

Assim sendo, pare de olhar para fora e comece hoje a olhar para dentro. Porque os fatores externos, muitas vezes, não podem ser controlados.

Assim, tendo a clareza sobre a nossa real incapacidade de ação sobre o ambiente externo, sem dúvida existe a possibilidade de atuar-se fortemente onde é realmente possível ser melhorado: você mesmo.

Se as coisas estão difíceis, adapte-se. Mude de emprego, abra um novo negócio ou busque um novo relacionamento, porque simplesmente não existem situações como:

Ela me faz sofrer.

Tenha em mente que é você que está se submetendo livremente ao sofrimento. Porque não é possível mudar o comportamento da pessoa que te causa dor, mas é totalmente possível se afastar dela.

Conclusão – Os Segredos para conquistar os seus objetivos

Com toda a certeza, a sua mente tem o absoluto controle de tudo. Portanto, dominar a mente é a garantia real de que conseguirá ser um homem de sucesso, alcançando os seus objetivos de vida. Então, comece a partir de hoje a focar no seu desenvolvimento pessoal. E lembre-se:

  • Descubra e elimine as suas crenças limitantes;
  • Afaste-se de pessoas pessimistas e com energia ruim;
  • Não dê ouvido para críticas destrutivas;
  • Fique perto de pessoas que também queiram crescer;
  • Responsabilize-se pelos resultados da sua vida;
  • Foque na solução e não no problema;
  • Confie mais em você.

Por fim, todo dia é um bom dia para mudar, e espero que hoje seja a sua grande virada. Além disso, se quiser receber mais conteúdos sobre o Homem Alpha, não deixe de baixar grátis o meu e-book e inicie a jornada de transformação, Alpha, em sua vida hoje.

Leave a Reply