Como ser um bom líder e conquistar a sua equipe de trabalho

Como ser um bom líder

Com toda a certeza, ser um bom líder é fundamental para conquistar toda a equipe de trabalho… E com isso alcançar resultados avançados dentro de uma empresa.

Um chefe ruim é responsável pela insatisfação dos funcionários, o que acaba refletindo no bom andamento das tarefas. Na verdade, um bom ambiente de trabalho afeta diretamente no crescimento de toda a organização.

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E nesse sentido, não é questão de ser carismático e flexível, tampouco autoritário e arrogante… Liderar é simplesmente uma série de atitudes assertivas que impacta todo o ambiente a sua volta.

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O que não é liderança?

A maioria das pessoas confunde chefia com liderança, o chefe sente uma grande necessidade de mandar, e precisa usar a sua autoridade para que as suas ordens sejam seguidas.

Nesse sentido, as principais características de um chefe pouco eficiente são as seguintes:

  • Autoritarismo;
  • Arrogância;
  • Necessidade de falar alto;
  • Não é visto como um exemplo;
  • Sua presença causa mal estar;
  • Precisa controlar todos os passos da equipe;
  • Funcionários respondem ao medo;
  • Precisa sempre reafirmar a sua autoridade.

O chefe precisa fazer um esforço enorme e até mesmo prejudicar pessoas para alcançar bons resultados, este certamente está longe de saber como ser um bom líder.

Na verdade, o chefe muitas vezes é o próprio responsável pelo adoecimento psíquico da equipe de trabalho.

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Então, o que é liderança?

Um líder não precisa fazer o mínimo esforço para que as pessoas sejam conduzidas por ele, pois todos sentem necessidade de segui-lo, e fazem isso naturalmente, ou seja, sem nenhuma pressão ou influência externa.

Características de um bom líder

  • É respeitado sem precisar da força;
  • As pessoas o segue naturalmente;
  • Sua presença inspira;
  • É cordial com todos;
  • Seus funcionários se autodesenvolvem;
  • Não precisa de autoridade para ser visto como líder;
  • É um motivador.

O maior exemplo de liderança de todos os tempos é “Jesus Cristo”, milhares de pessoas até hoje, apesar do tempo, seguem seus passos mesmo sem nunca ter qualquer contato físico com ele.

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Como ser um bom líder

Ao contrário do que muitos pensam, liderança é uma habilidade que pode ser aprendida, e não uma qualidade inata do ser humano. E para liderar bem, é importante seguir as dicas abaixo:

1. Transforme pessoas

Um líder de verdade não forma subordinados ou submissos, e sim outros líderes.

Por outro lado, um chefe sente medo do desenvolvimento de seus subordinados porque se sente ameaçado. Já o líder não possui esse medo uma vez que é seguro e sabe da sua capacidade de melhorar a cada dia.

2. Sempre esteja um passo a frente

Um líder sempre faz mais do que se espera dele e da maioria das pessoas. Na verdade, pensar fora da caixa é uma qualidade indispensável para se destacar da multidão.

Aprimore seus conhecimentos, destrua crenças limitantes e passe a enxergar novos horizontes… Em outras palavras, veja oportunidades mesmo naquilo que parece ser um problema.

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3. Inspire outras pessoas

liderança é você inspirar outras pessoas com a sua personalidade e capacidade, por isso todos inconscientemente querem seguir os líderes.

A sua equipe precisa querer seguir os seus passos por parecer o certo a se fazer, e não por medo de punição … Despertar nas pessoas o desejo de seguirem você é a maneira mais assertiva de liderança.

4. Defina objetivos e metas

liderar é ter um objetivo, traçar e seguir todos os caminhos para chegar ao que deseja.

Nesse sentido, não deixe que as coisas aconteçam naturalmente na sua empresa … Analise dados para descobrir o que precisa melhorar e qual está sendo o desempenho da sua equipe.

5. Desenvolva a sua comunicação

Um líder não tem medo de se comunicar, possui bom relacionamento com qualquer pessoa independentemente da cor, classe social ou idade. Além disso, a sua linguagem é clara e objetiva, desse modo fazendo com que todos possam entender a informação.

Um bom líder também precisa fazer network para criar uma rede de relacionamentos que possam contribuir com o desenvolvimento da sua empresa.

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6. Respeite seus colaboradores

Liderança é respeitar as dificuldades, os defeitos e preferências de todos, e está sempre disposto a ajudar quem precisa.

Acima de tudo, respeite outro ser humano, afinal, você não é melhor do que ninguém por ocupar uma posição superior no organograma da empresa. E jamais se esqueça que para ser respeitado, um homem deve respeitar.

Conclusão!

Saiba que, a liderança não pode ser vendida, comprada ou adquirida, é desenvolvida e praticada, devemos nos espelhar nos líderes, assumir as suas qualidades, reduzir ou eliminar nossos defeitos e melhorar o que já temos de bom.

Somente aprendendo como ser um bom líder, você chegará ao sucesso que tanto almeja.

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  1. Adriano Moura 24 de julho de 2014

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