Os 5 hormônios (neurotransmissores) da felicidade

Hormônios da felicidade (neurotransmissores)

Descubra neste artigo, quais são os 5 mais poderosos hormônios da felicidade (neurotransmissores)

Atualmente, muito se fala sobre os hormônios da felicidade, que na verdade, cientificamente são denominados neurotransmissores.

Por ser popularmente conhecidos como hormônios, essa será a maneira que chamaremos no artigo, mas lembre-se, cientificamente a nomenclatura é neurotransmissores.

Neste artigo apresentarei uma breve definição, explicando como os hormônios serotonina, dopamina, oxitocina, endorfina e melatonina podem te ajudar a ser mais feliz.

As 11 Leis Para Conquistar uma Mulher ..... DOWNLOAD GRÁTIS!

Leia também: Como atrair dinheiro e mulheres com o poder da mente!

O que são hormônios da felicidade?

São substâncias químicas produzidas no cérebro, mais especificamente nos neurônios. A função dos neurotransmissores é transportar impulsos nervosos (informações cerebrais) por meio das ligações neurais.

Assim, toda comunicação de nossas células nervosas são feitas pelos neurotransmissores, que promovem as sinapses, as comunicações entre os neurônios.

As sinapses viabilizam a maioria das nossas funções mentais e corporais. Ou seja, se você fica nervoso, mexe os dedos ou saliva – tudo ocorre devido a uma sinapse.

Dessa maneira, os neurotransmissores que serão explicados neste artigo transmitem uma série de informações que influenciam no sentimento de felicidade.

Serotonina: o hormônio da felicidade

Vamos começar pelo hormônio mais conhecido: a serotonina. Ela é, cada vez mais, difundida como um importante neurotransmissor envolvido na felicidade.

A função da serotonina é a de promover uma sensação de bem estar, além de melhorar a autoestima, o desejo sexual e a memorização.

Como aumentar a Serotonina no cérebro:

  • Por meio da ingestão de alimentos ricos em triptofano, como banana, iogurte e abacate;
  • Exposição à luz solar;
  • Realização de atividades prazerosas (bater uma bolinha, nadar, assistir a um bom filme, etc).

Principais benefícios da Serotonina:

  • Melhora do humor;
  • Regulação do sono;
  • Redução da ansiedade e depressão;
  • Aumento da sensação de bem estar;
  • Combate o stress;
  • Aumento na sensação de relaxamento.

Leia também: Como treinar o seu cérebro para ter sucesso com as mulheres

Dopamina: o hormônio do prazer

Serotonina, dopamina, oxitocina

Para se ter uma ideia, este neurotransmissor é a base de todos os vícios. Seja dependência causada pelo uso de químicos (drogas, café, chocolate…) ou por alguma atividade causada por compulsão (jogos de azar, masturbação, furtos…).

Para ficar mais clara a relação entre dopamina e os vícios que a humanidade cultiva, esse neurotransmissor é liberado como forma de recompensa, causando forte sensação de prazer.

Mas, o problema não é a dopamina em si, mas a dependência das sensações causadas pela enxurrada desse neurotransmissor no cérebro.

O problema de drogas e da pornografia, por exemplo, é que o consumo de ambas libera uma quantidade significativa de dopamina. O que leva o cérebro a uma dependência cíclica, cada vez mais intensa, do estímulo, para liberar a mesma quantidade de dopamina.

No entanto, a dopamina em doses moderadas é totalmente benéfica e necessária. É fundamental para reduzir a depressão, a ansiedade e para motivá-lo a enfrentar novos desafios e a sentir-se orgulhoso quando os supera.

A necessidade de dopamina foi comprovada em um estudo realizado com ratos. Colocou-se uma grande quantidade de comida atrás de um obstáculo que precisava ser escalado e outro monte, com uma pequena quantidade de comida, sem qualquer obstáculos.

Nesse estudo, observou-se que os ratos estimulados com a dopamina escalaram o obstáculo para ter acesso a mais comida. Isso deixa claro que a dopamina está também envolvida na capacidade de superação de desafios em prol de um grande objetivo.

Para otimizar a dopamina no cérebro, coma peixes, ovos, nozes e queijo. Além de fazer atividades que dão prazer e que estimulem a competitividade.

Benefícios da dopamina

  • Mais disposição para realização de atividades físicas;
  • Motivação para superar desafios;
  • Concentração;
  • Aumento da libido;
  • Mais capacidade de sentir prazer.

Oxitocina: O hormônio do amor

Hormônio do amor

A oxitocina é conhecida como o hormônio do amor, por estar envolvida no aumento do desejo sexual e porque é produzida em momentos de contato físico. Portanto, sempre que você abraça ou toca em alguém, este neurotransmissor é ativado no seu cérebro.

Além do benefício do aumento da libido, a oxitocina é um importante redutor de stress e para ativá-la é necessário ter contato físico, ou seja, beijar, abraçar e fazer sexo.

Benefícios da oxitocina

  • Melhoria nas relações sociais;
  • Aumento da autoconfiança;
  • Redução do sentimento de solidão;
  • Aumento da sensibilidade ao toque;
  • Relaxamento muscular.

Leia também: Como aumentar a sua capacidade mental através do Mindfulness

Endorfina: um analgésico natural

A endorfina aumenta sua capacidade para lidar com a dor, diminuindo sua intensidade.

Por consequência, pessoas com baixo nível de endorfina tendem a desistir facilmente de uma atividade física que provoque pequeno desconforto físico, além disso geralmente são emocionalmente sensíveis.

A presença deste hormônio aumenta a resistência física e emocional. Para produzir esse neurotransmissor, consuma alimentos ricos em gordura boa, como abacate, coco e amendoim. Além de exposição ao sol e ouvir músicas suaves.

Benefícios da endorfina

  • Alívio de dores por conta do efeito anestésico;
  • Relaxamento muscular;
  • Melhora do humor;
  • Sensação de bem estar.

Melatonina: O relógio biológico

Por último, apresento a melatonina, que é o hormônio responsável pelo ritmo diário de nosso corpo, ou seja, esse neurotransmissor nos dá sono.

E para que este hormônio seja ativado, é necessário que o local de descanso esteja completamente escuro, o que irá proporcionar muito mais qualidade no sono. Porque a sonolência virá naturalmente.

Além desse benefício, a melatonina combate o stress e age como um anti-envelhecedor natural. Por isso, procure dormir em um local muito escuro.

Benefícios da melatonina

  • Diminui a enxaqueca;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Age como antioxidante (anti-envelhecedor) natural;
  • Reduz o stress.

Conclusão

Esse texto foi uma breve explicação técnica sobre os 5 hormônios da felicidade. Agora, cabe a você fazer tudo aquilo que pode para ativar esses neurotransmissores ao máximo. Assim, você será naturalmente feliz.

E se está gostando da maneira que o Homem Alpha aborda os temas masculinos, não deixe de baixar o e-book que disponibilizamos gratuitamente para você.

Leave a Reply

» EBOOK: As 11 Leis Para Conquistar Mulheres

x