5 dicas para não ficar estressado no dia a dia

Ficar estressado

Saber como não ficar estressado é fundamental para a sua qualidade de vida, uma vez que, manter-se nervoso por muito tempo é prejudicial para a sua saúde física e psicológica.

Chega um ponto que a exaustão mental, devido a correria do dia a dia, faz com que você saia do controle com extrema facilidade e coloque em risco as suas relações e o próprio desenvolvimento pessoal.

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Além disso, a sua eficiência mental é consideravelmente maior quando a sua mente está trabalhando em equilíbrio.

Assim sendo, se o seu objetivo é alcançar um alto padrão de eficiência, e ainda ter uma vida equilibrada em todas as esferas, comece agora a buscar diariamente o alívio do stress gerado pelo trabalho, trânsito, discussões, etc.

Sintomas de que você está estressado

  • Baixa qualidade do sono;
  • Cansaço físico e mental;
  • Irritabilidade;
  • Falta de concentração;
  • Desmotivação;
  • Dores de cabeça.

Causas do nervosismo

  • Excesso de trabalho ou estudos;
  • Ambiente familiar conturbado;
  • Fim de relacionamento;
  • Perda do emprego;
  • Frustração por algo que não deu certo.

Leia também: 3 técnicas psicológicas para controlar a sua ansiedade

Perigos do stress na sua vida

  • Péssima qualidade de sono;
  • Discussões recorrentes com namorada, familiares e amigos;
  • Perda de concentração;
  • Baixa produtividade no trabalho;
  • Péssima qualidade de vida;
  • Desenvolvimento de psicopatologias (ansiedade, esgotamento nervoso);
  • Desenvolvimento de doenças físicas (gastrite, enxaqueca).

Agora que você sabe o quanto ficar estressado pode ser prejudicial para a sua vida, confira algumas dicas para se acalmar.

5 dicas para não ficar estressado

Primeiramente anote todas as dicas em um bloco de notas no seu celular ou em uma agenda… Então, todos os dias dê uma lida ao acordar, depois do almoço e durante a noite praticando todas as dicas para aliviar o stress.

1 – Pratique o pensamento seletivo

Nossa mente está ativa o tempo todo, e no caso de pessoas estressadas a produção de pensamentos é ainda maior.

Pensar em várias coisas o tempo todo, e sobretudo com pensamentos que produzem grande carga emocional coloca a sua mente em um estado de alta aceleração.

Imagine um computador com vários softwares abertos o tempo todo, ou um carro em que você pisa fundo no acelerador por muito tempo. Tanto o processador do computador no primeiro caso quanto o motor do carro no segundo exemplo, vão superaquecer.

É exatamente isso que ocorre na sua mente quando com o excesso de informações e pensamentos, ela fica super aquecida … E você sente os efeitos disso ficando estressado.

Por isso, selecione aquilo que realmente é importante pensar:

Sempre que um pensamento vier a sua cabeça, pense no quanto ele é relevante. Se perceber que não vale a pena pensar naquilo, imediatamente foque a sua mente em outra coisa.

Exemplo: Você começa a pensar na caixa de supermercado que te tratou mal.

Se levar este pensamento adiante, ficará com raiva, pensando em reclamar com o dono do estabelecimento ou que deveria ter reagido de uma maneira ainda pior.

É claro que é o seu direito reclamar do tratamento, mas faça isso se tiver uma oportunidade de futuramente estar diante do gerente.

Se começar a pensar o tempo todo na situação, algo tão banal vai estar contribuindo para aumentar o seu stress e impactar em várias áreas da sua vida, inclusive na sua saúde mental e física.

Pensamento é energia, se pensar em algo agradável a energia positiva vai limpar a sua mente, se pensar em coisas ruins vai intoxicá-la.

Leia também: Como ser um homem bem tranquilo

2- Evite situações estressantes

Uma máxima importante para não ficar estressado é a seguinte:

“As vezes é melhor ter paz do que razão”

Não quer dizer que tenha que aceitar tudo, mas aprenda a lutar somente por aquilo que realmente vale a pena.

O tempo todo você presenciará pequenas injustiças, gente chata e folgados, mas se levar tudo ao pé da letra em pouco tempo sofrerá de esgotamento nervoso.

Assim como o seu corpo, a sua mente também cansa e pode ficar extenuada de estar o tempo todo focada em resolver problemas.

Aquela caixa mal educada, vale mesmo a pena você reclamar dela, fazer um escarcéu e gastar tempo e energia?

Ou talvez seja melhor ir ver um filme, ouvir uma musica ou fazer um lanche tranquilamente.

3- Busque pontos de fuga para diminuir o stress

Nossa mente está o tempo todo em alta frequência devido a correria do dia a dia, até chegar ao ponto de ficar exausta.

Então, você precisa encontrar atividades que fazem com que a sua frequência mental seja reduzida e você pare de ficar estressado.

Por exemplo…

  • Ouvir uma música lenta;
  • Meditação;
  • Assistir um filme engraçado;
  • Ler um livro;
  • Passear com o cachorro;
  • Admirar uma paisagem;
  • Tocar violão.

Todas essas atividades colocam a sua mente em um estado de baixa frequência, e isso é muito positivo para evitar o esgotamento psicológico.

Leia também: Dicas para se manter calmo, mesmo em situações estressantes

4- Uma boa noite diminui o stress

O momento mais importante para que a nossa mente descanse é quando dormimos, mas para que isso tenha um ótimo efeito é fundamental uma boa qualidade no sono.

O sono REM é o responsável pela nossa recuperação, o problema é que muitas pessoas não chegam a este estágio, ou seja, dormem superficialmente e já acordam cansadas.

Confira algumas dicas para ter um sono de qualidade

  • Mantenha o seu quarto o mais escuro possível para aumentar a liberação de melatonina;
  • Não ingira comidas pesadas antes de dormir;
  • Não consuma cafeína a noite;
  • Mantenha o seu quarto bem arejado e limpo;
  • Avalie as condições do seu colchão e travesseiro;
  • Evite ir para a cama pensando em coisas ruins;
  • Evite celular ou televisão até 1 hora antes de dormir;
  • Leia um livro minutos antes de se deitar.

OBSERVAÇÃO: Melatonina é o hormônio liberado quando você está em um ambiente de pouca luz, ela é responsável por regular o seu sono.

5- Estimule a sua serotonina

A Serotonina é o neurotransmissor do bem estar, por isso é fundamental que os seus níveis no cérebro estejam adequados.

Confira alguns benefícios da Serotonina para não ficar estressado …

  • Melhora o seu humor;
  • Combate a insônia ou a má qualidade do sono;
  • Melhora a sensação de felicidade e bem estar;
  • Diminui a ansiedade e a irritabilidade;
  • Favorece o relaxamento físico e mental.

Consumir alimentos ricos em triptofano, boa qualidade de sono, sexo e a prática de atividades físicas contribuem para a regulação da serotonina, e consequentemente o alívio do stress.

Conclusão

E agora que você já sabe o que precisa fazer para não ficar estressado, e que pode fazer isso seguindo 5 dicas rápidas, basta colocar a mão na massa e começar agora a ser uma pessoa mais calma.

E lembre-se, sem stress você terá bem mais qualidade de vida.

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