O que pode levar uma pessoa a ser tímida

timida

Já pensou no que pode levar uma pessoa a ser tímida? Saiba que a timidez não está no seu DNA, por isso é totalmente possível revertê-la e passar a ser bem mais confiante ao se socializar.

O que pode levar uma pessoa a ser tímida?

Alguns fatores, principalmente o que acontece de negativo na infância, podem determinar a timidez na adolescência e na fase adulta. Por outro lado, compreender as possíveis causas da timidez pode te ajudar a resolver o problema.

1-      Fator genético

Não herdamos apenas as características físicas, mas também as psicológicas dos nossos pais e a timidez pode ser uma delas.

2-      Filhos de pais agressivos

Crianças que sofrem ou vivenciam violência tendem a adquirir medo da sociedade e começam a ver todas as pessoas desconhecidas como ruins. Então, sentem muito desconforto quando há necessidade de comunicação com estranhos.

3-      Experiências ruins

Humilhações ou situações desconfortáveis principalmente em público na infância ou adolescência podem fazer com que inconscientemente a pessoa veja outras situações como risco de sofrer novo constrangimento.

Como resultado, passam a ter medo de ficar próximo de grupos de pessoas.

4-      Familiares frios

Pouco carinho e atenção dentro de casa são fatores para desenvolver uma pessoa com pouca crença nos sentimentos humanos e sem nenhuma vontade de construir relações de amizade e afeto, tornando-se uma pessoa fria e solitária.

5-      Defeitos físicos

Tanto na infância como na fase atual, alguns defeitos físicos como magreza, obesidade ou acnes podem fazer com que a pessoa sinta a necessidade de se afastar do mundo e da sociedade para esconder seus problemas, leia pensamentos de um tímido antes de seduzir uma mulher.

6-      Super-proteção

Pais super-protetores desenvolvem pessoas fracas e sem habilidades para enfrentar o mundo real, tendenciando a sempre ficar apenas em lugares seguros e próximo de pessoas em que confiem.

Assim, quando tem a necessidade de enfrentar algo desconhecido e com pessoas desconhecidas entram em pânico.

A origem da timidez é na quase totalidade gerada por um ou mais desses 6 fatores.

O importante é que independente de como a pessoa se tornou tímida é possível reverter a situação e eliminar esse problema que pode atrapalhar tanto o crescimento pessoal e profissional de alguém.

Assim sendo, busque modificar as suas crenças limitantes sobre si mesmo e os outros. Além disso, considere buscar a ajuda de um psicólogo para resolver o problema.

Acesse conteúdos exclusivos

eBooks Seduzir e Conquistar

Formado em Psicologia e com 11 anos de experiência trabalhando com desenvolvimento masculino e relacionamentos... Eu disponibilizo um rico conteúdo gratuito para que assim como eu, você também possa evoluir rápido e se tornar um homem de alto valor.

Então, aproveite a oportunidade e confira abaixo uma lista de vários eBooks que poderá baixar grátis aqui no Homem Alpha.

→ 11 Regras Para Conquistar Uma Mulher Específica

→ Os 23 Melhores Assuntos +3 Exemplos de Conversa

→ 44 Sinais de Interesse +12 de Desinteresse

→ Guia Prático Para Conquistar a Sua Amiga

→ 7 Dicas Para Melhorar o Ser Relacionamento

→ Segredos Avançados Para Reconquistar Uma Mulher

21 comentários em “O que pode levar uma pessoa a ser tímida”

  1. Já fui no pisicologo quando tinha 13 anos, por eu ser mais “EU” e não conversava com ninguém na escola quando eu estudava (só respondia as perguntas da prof. E dos colegas) aí a prof. mandou um recado para meus pais dizendo pra levar eu no pisicologo, aí meus pais me levaram na marra pois eu não queria. Fiquei 2 semanas indo nessa poha, quando terminou a psicóloga disse aos meus pais que esse era o meu jeito mesmo.
    Sou muito na minha e frio que chega dar medo bicho. Deve ser por causa de meu signo Capricórnio, que representa o bode solitário que procura fazer as coisas sem ajuda de ninguém é sente bem ficar só.

  2. Adriano sou muito tímida quando tinha 14 anos comecei a fica pensando oque os outros ia achar o pensa de me, e também meu pai e minha mae só vivia brigando e descutino, então quando ia pra escola ficava pensando nas briga deles as meninas chegava junto de me e dizia vamos la pra fora e eu de jeito nenhum ia preferia fica sentada pensando nas descosao e briga deles então pra me livra desses pensamento fiquei na internet e sempre quando um rapaz me. Pedi em namoro e motivo de choro poiis me lembro! Das briga deles eu queria muito uma ajudar oque VC acho de tudo isso eu queria me comunicar com o povo mas não consigo

  3. Cara… sou muito tímido até hoje, pra várias coisas…
    Nunca me dei bem com mulher, só pra ter uma idéia meu primeiro beijo foi aos 18 anos numa balada onde uma mulher mais velha “chegou chegando” em mim… Tive uma só namorada, assim mesmo descobri que ela só ficou comigo pq estava carente e “necessitada de um homem” e, claro, a iniciativa foi dela.
    Minhas relações com pessoas também nunca foram das mais fáceis… sou um cara meio problemático e pouco sociável, e fico muito constrangido perto de grande grupo de pessoas.
    Tenho 24 anos, sou solteiro e não sei o que fazer para conseguir uma namorada… Não sou do tipo que frequenta baladas, festas ou eventos, até pq nunca me dei bem nisso… os anos estão passando e eu continuo aqui, desgostoso…
    Queria conseguir algumas dicas através desse blog.
    Abraço!

    1. Diego, você precisa realmente de um coaching mais especializado, somente algumas dicas não resolverá o seu problema. É altamente recomendável que leia “O Método de Sedução Alpha” e seja membro da comunidade de sedução para receber ajuda minha e de outros sedutores que já tiveram este mesmo problema e conseguiram superar.

  4. cara eu so muito timido vei. pra eu sai de casa é tenso dps que mudei de cidade eu mudei de mais a timidez tomo conta de min nao sei uque faze quando coverso com alguem estranh.o eu travo as perna comesa treme tudo a minha timidez atrapalha em tudo utimamente so ando em casa antes eu saia jogava bola soltava pipa num fasso mais nada parei ate de estuda é muito ruin ser timido mais faze uq tivesse cura seria melho quando to na net minha timidez some tbm ando muito no pc axo qui tbm isso ta me atrapalhando eu me sinto perdido no mundo ninguem conversa comigo si eu nao conversa da vontade de morre mais é isso ae vo tenta me livra desse pessadelo é segui em frente !!! vlws s2'

    1. Rafael, comece a sair de casa, porque no computador as coisas nunca vão mudar. É preciso enfrentar a timidez e principalmente as coisas que te deixam inseguro.

    1. Thiago, se você mesmo está se rejeitando, então as pessoas também vão rejeitar. A partir do momento em que você começar a gostar de si, cuidar da sua auto-estima e adquirir confiança em você, automaticamente as pessoas vão se aproximar e gostar de você, sem que precise fazer nenhum esforço.

  5. eu só consigo deixar a timidez de lado na internet …

    na web ,eu brinco, fico rindo, etc mais pessoalmente sou quieta … totalmente diferente :-))

    isso acontece muito quando estou perto de homem …

    se eu perceber que tá rolando algo estranho … nossa … eu me encolho toda ( me dá uns tiques nervoso ) tipo não saber lidar com a situação ( pareço uma criançona )>> me sinto ridicula << :-))

  6. Eu ainda acho que os maiores culpados são os pais, principalmente o pai: O meu era frio com a família e deixava tudo por conta da minha mãe que era muito agressiva (até parece que ela era o macho da casa), eu acho que no meu caso uns 80% da culpa é do PAI (o meu nunca teve uma conversa de homem pra homem comigo).

    Quando se é mulher deve ser uma sensação horrível, mas tem grandes possibilidades de um homem chegar nela, mas e se o tímido for homem a sensação é 1000x pior, pois a sociedade cobra atitude apenas dos homens em todas as áreas, e mulher odeia homem tímido mesmo aquelas que são tímidas.

    Gostei do seu site/blog coloquei no meus favoritos.

    1. Ricardo, muitas vezes o ambiente familiar é fundamental para a timidez, mas devemos passar por cima disto e aprender a concertar as coisas e livrar deste problema.

      1. É, eu sei… Mas é muito mais difícil se reeducar depois de adulto do que ser educado na infância e também é muito frustante saber que perdeu os melhores anos da sua vida (infância e adolescência), deixou de curtir, sair, namorar etc, agora na fase adulta tudo é mais difícil, têm as cobranças e transtornos, por isto eu acho que os pais têm uma grande parcela de culpa nestes casos.

        Admiro pessoas como você que conseguiu se livrar deste MAU, pois só quem sofre deste problema sabe como é difícil se livrar dele, é uma doença, é como um CÂNCER psicológico.

  7. amigo, eu odeio ser timido, na minha sala deve ter umas 7 me dando mole, mas sei que isso não leva a nada.

    é horrivel você ver a vida passando e você não aproveitando ela

    as vezes eu queria nascer de novo.

      1. Eu tambem odeio ser timido ,as vezes quero mudar ser aquela pessoas divertida ,que tem joks,nao consigo fazr amigos ,muita coisa ……..oque é faco Gente???

    1. cara, comigo tambem é assim, tem 2 meninas que gostam de mim na escola e sou timido demais para chegar nelas, acho sou muito timido por causa dos pais, sao super protetores ate demais, n posso nem sair de casa sozinho,e quero mudar isso.

    2. Vou mudar de vida!! apartir de hoje

      Você tem o mesmo pensamento que eu! No início das aulas tinha uma garota chamada Milena, uma garota linda logo quando eu a vi me apaixonei assim como ela por mim, ela ficava me flertando mas não tinha assunto pra falar. Ela viu minha personalidade que sou um merda caladao que não fez amigos nenhum e fica sentando naquele maldito banco desgraçado daquela escola no recreio, ela saiu fora. Ela deve ter pensado” Que garoto sem graça e calado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.