Como ter inteligência emocional e alcançar o sucesso

Como ter inteligência emocional e alcançar o sucesso
setembro 24, 2016 Adriano Moura

inteligência emocional

O termo inteligência emocional é conceitualmente novo, ao longo da história sempre foram criados vários conceitos de inteligência, William Stern em 1912 propôs o termo QI(Quociente de inteligência), utilizado até os dias atuais para medir o desempenho de uma pessoa em habilidades como raciocínio lógico, abstrato, viso-espacial.

De qualquer forma, avaliar uma pessoa baseando-se na sua capacidade de raciocínio ainda é utilizado nos dias atuais, porém atualmente há pouca relevância entre níveis elevados de QI e o desempenho pessoal, profissional e nos relacionamentos, ou seja, mesmo aqueles que conseguem excelentes escores em um teste de inteligência, podem não conseguir alcançar seus objetivos.

Isso pelo fato de que inteligência está relacionada a capacidade humana de se adaptar ao meio ambiente e resolver problemas novos, contudo, raciocinar melhor, apesar de ajudar, está longe de ser a característica mais importante na solução de problemas.

Existe 10 PASSOS SIMPLES, que se você colocar em prática na sua vida, em até duas semanas se tornará muito MAIS SEDUTOR, começará a chamar a atenção das mulheres naturalmente, elas começarão a render assunto, te procurar no Whatsapp e aceitar seus convites para sair. 
Digite seu e-mail abaixo, que te explicarei tudo que precisará fazer, para ter as mulheres que sempre desejou te dando bola: 

Um exemplo claro ocorre em cargos de liderança, diante dos problemas que ocorrem inerente ao trabalho, líderes com um QI elevado podem raciocinar melhor, porém não conseguem manter o controle durante a situação de pressão e acabam transmitindo desmotivação e preocupação para sua equipe, neste caso, seu comportamento influenciará negativamente o desempenho de todos.

Por outro lado, um líder que não tenha um quociente de inteligência elevado, porém que possui inteligência emocional, conseguirá lidar melhor com seus conflitos internos, além de saber motivar adequadamente a sua equipe, extraindo o melhor de cada membro e com isso alcançando resultados extraordinários.

O que é inteligência emocional

Diferente de QI, a inteligência emocional pode ser desenvolvida com um trabalho de crescimento individual, foi criada pelo psicólogo Daniel Goleman e se refere à capacidade do indivíduo em identificar os seus sentimentos internos e trabalha-los para que possa se manter motivado e controlado emocionalmente, mesmo diante de situações adversas. Além de também conseguir perceber os sentimentos positivos e negativos daqueles que estão a sua volta e com isso conseguir motivá-los ou fornecer um suporte adequado.

Qual a importância de ser emocionalmente inteligente

Ganhos pessoais: Uma pessoa que possui inteligência emocional se beneficia em todas as áreas da vida, primeiramente na questão pessoal, pois se torna mais equilibrado diante das adversidades, livra-se de sentimentos ruins como inveja, rancor, raiva. Deste modo, a sua qualidade de vida melhora de maneira significativa, pois literalmente você acaba vivendo melhor.

Ganhos sociais: Quando se consegue ser uma pessoa mais equilibrada e motivada, a sua energia positiva acaba contagiando todos a sua volta, o resultado disso é que conseguirá conquistar com mais facilidade, aumentando o seu círculo de amizades e o número de pessoas que se simpatizam com você.

Ganhos profissionais: Obviamente a inteligência emocional é fundamental no trabalho, pois melhora a sua capacidade de trabalhar em equipe, lidar com conflitos e principalmente se manter equilibrado diante de situações problemáticas, deste modo, mantendo a sua mente livre do desespero, você consegue resolver problemas gerais com mais eficiência.

Como ter inteligência social

Para desenvolver a sua inteligência emocional, também conhecida como inteligência social, é indispensável que siga as dicas abaixo:

Autoconhecimento: Aprenda sobre si mesmo, saiba onde estão as suas falhas como medos, inseguranças, frustrações. Observe em quais momentos você perde o controle ou se sente desmotivado, deste modo, será mais fácil procurar algum tipo de ajuda, seja através de treinamentos, livros ou um acompanhamento psicológico.

Desenvolva seu autocontrole: Não é fácil se autocontrolar e adquirir Inteligência emocional exige esforço, porém, você precisa exercitar seu melhoramento todos os dias, aprender a se envergonhar das atitudes negativas e sempre exigir de si mesmo para melhorá-las.

Exemplo, você discute frequentemente no transito colocando a sua vida em risco, comece a pensar que deveria ter agido de outra forma sempre que isso acontecer, mesmo que tenha algumas recaídas, o fato de se sentir mal pelo que fez já é um estímulo para que não faça a mesma coisa da próxima vez.

Reforço negativo de comportamento: Você pode reforçar um comportamento de maneira negativa para que ele não volte a ocorrer, a sua mente não gosta de ser penalizada e por isso sempre trabalha para evitar situações desvantajosas.

Exemplo: Combine com si mesmo que sempre que discutir no transito, comprará R$ 50,00 em mantimentos e doará para uma instituição. É claro que doar não é uma coisa ruim, porém estará de certo modo doendo no seu bolso, caso esta quantia de dinheiro seja relevante no seu orçamento, sendo assim, você começará a se politizar melhor, este tipo de técnica exige disciplina, porém os resultados são fantásticos e elimina qualquer comportamento negativo.

Reforço positivo de comportamento: Por outro lado, existe uma forma de reforçar de maneira positiva determinada forma de agir, o que potencializa ainda mais os resultados.

Exemplo: Ao ser fechado no transito e conseguir manter a calma, considerando que adora chocolate, você compra o seu preferido e saboreia. Deste modo, a sua mente associará não brigar no trânsito como uma coisa extremamente prazerosa.

Essas são algumas estratégias importantes para mudança de comportamento e desenvolvimento da sua inteligência emocional, característica que será fundamental para o seu crescimento em várias áreas da vida, aumentando as suas possibilidades de alcançar seus objetivos.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shares
Share This

Ei amigo! Quer CONQUISTAR uma mulher incrível?

Regras para se tornar IRRESISTÍVEL PARA AS MULHERES
  • As mudanças para se tornar naturalmente atraente
  • Atitudes que fazem elas correrem atrás
  • A verdade sobre o que elas procuram nos homens
x